Há mais de 10 anos crescendo com nossos clientes

Técnico em Informática e Graduado em Análise de Sistemas pela PUCCAMP, em 1993, o Prof. Gustavo Cibim Kallajian sempre esteve envolvido com Educação.
Começou sua carreira de empresário com escolas de informática na década de 90, período marcado pela aumento massivo do uso de microcomputadores pessoais e pelo downsizing (movimento de troca de computadores de grande porte por microcomputadores).

Embasado no sucesso de grandes redes como People Computadores e Microcamp, que surgiram em Campinas durante sua época de faculdade, Gustavo criou uma rede de escolas com mais de 15 unidades no interior de São Paulo.

Quando veio a Uberlândia, em 1995, para criar uma nova unidade, o país estava passando por uma transformação educacional proposta pelo Ministro da Educação, Sr. Paulo Renato Sousa, interrompendo todo o investimento do Estado para as escolas técnicas de nível médio, deixando este nível de ensino exclusivamente para a iniciativa privada.

Observando isso, Gustavo transformou sua unidade de Uberlândia em COTEMGE – Colégio Técnico de Minas Gerais, oferecendo cursos técnicos nas áreas de Informática, Administração, Contabilidade, Secretariado Bilíngue, Ótica e Logística, sendo a primeira escola técnica 100% privada de Uberlândia, formando mais de 6.000 alunos entre 1995 e 2004, quando encerrou suas atividades devido ao reaquecimento da oferta dos Cursos Superiores de Tecnologia, que passaram a oferecer graduação a baixo custo e rapidez para o mesmo público das escolas técnicas.

Porém, no período em que foi diretor do COTEMGE, Gustavo aprofundou suas pesquisas em uma área inovadora. Juntando tecnologia e educação, especializou-se em Informática na Educação na Universidade Federal de Lavras, usou sua escola técnica como laboratório para seus softwares e metodologias de ensino, que misturavam ensino presencial e a distância.

Em 2005, assumiu os cargos e Docente e Diretor de Tecnologia da UNIPAC Uberlândia e, ao mesmo tempo, criou a Caderno Virtual para continuar suas pesquisas e oferta de soluções de EAD inovadoras para os padrões da época.

Mesmo antes da internet viabilizar o tráfego de vídeos com qualidade, Gustavo já fazia experiências de produção e transmissão. Em 2007, montou um estúdio próprio para produção em Chroma Key e cenários virtuais e criou uma metodologia própria de produção, focada em transformar a experiência de gravação de vídeos para professores uma coisa natural.

A ideia era gravar vídeos de qualidade com pessoas que nunca tiveram experiência com as câmeras. E, com essa determinação Gustavo testou todo tipo de tecnologia e formatos até que encontrou o modelo ideal, fazendo com que o professor se sentisse como em uma sala de aula com todos os recursos a mão.
Dominada a produção de vídeos, veio outro desafio: a busca de um LMS/AVA (Learning Management System/Ambiente Virtual de Aprendizagem) capaz de oferecer suporte a vídeos, como uma boa experiência aos usuários.

Diversos testes foram realizados com o Moodle, Teleduc e outros LMS tradicionais e opensource, mas nenhum trazia a facilidade de uso e o desempenho que Gustavo procurava.

Foi quando iniciamos a criação de nosso próprio LMS. A primeira versão entrou no ar em 2009 em um dos maiores clientes da Caderno Virtual na época, a Faculdade FINOM, de Paracatu. Com mais de 5000 alunos em cursos de EAD, a FINOM já vinha de uma experiência frustrante com o Moodle e, em menos de 3 meses, o LMS da Caderno Virtual já estava implantado e funcionando.

A FINOM trazia grupos e professores semanalmente para Uberlândia para gravar videoaulas e, em pouco tempo, estava com 100% de todas as suas disciplinas sendo oferecidas através de videoaulas gravadas por seus próprios professores.

Já nos anos seguintes a Caderno Virtual expandiu seus negócios e se estabeleceu com a criação e desenvolvimento de Universidades Corporativas para empresas de grande porte, como a START Química, VALECARD, VULCAFLEX, Grupo ALGAR e Martins, e em instituição de ensino como a UNICERP, Instituto Passo1 e UNIPAC.
Em 2015 a Caderno Virtual iniciou seu projeto de Franquias, através do projeto Minas Franquia do SEBRAE-MG e atualmente conta com Unidades dos estados de São Paulo e Goiás.

Em 2016 fechou um formato inovador de parceria com a ACIUB, para a criação da UNIACIUB, que prevê a criação de um catálogo de cursos para seus associados, com conteúdo das maiores empresas de consultoria da região, como a MPrado, a Degrau Aprimoramento Humano e a ABGroup, além da participação dos melhores consultores independentes de Minas, São Paulo e Goiás.

A meta agora é expandir, criando estúdios e unidades franqueadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste através de parcerias com associações e consultores de todas as localidades onde estiver presente.

Gustavo

CEO, Caderno Virtual

Share This