Muitos profissionais sonham com um cargo de liderança. Alguns até se preparam anos para isso! Mas poucos possuem verdadeira habilidade.

A verdade é que a habilidade está intrínseca a algo que as empresas tanto buscam num profissional que é a Competência (Conhecimentos + Habilidades + Atitudes) e que ultimamente tem sido somado também aos valores e ética de uma empresa. Nesse caso faço referência a competência de  liderar e fazer gestão de pessoas.

A notícia boa é que essa competência pode ser desenvolvida! Mas para isso é necessário esforço e dedicação.

Liderar não quer dizer “mandar”, “delegar”, “exigir”, simplesmente, mas antes de qualquer coisa, é ter a capacidade de gerenciar pessoas de modo que elas consigam ir além do que fazem, é ser um leader Coach e Mentore delas. Por isso, ter experiência em uma função não é o que vai te destacar para uma oportunidade de liderança. Mas, sim, sua capacidade de exercer o papel de um líder educador. Aquele que sabe identificar o perfil de sua equipe, analisa e potencializa as Skills de cada liderado, cuida para que ele desenvolva e corrija os Gaps, dá feedbacks educativos e orientados para resultados, define juntamente com os liderados seus objetivos e metas, acompanhando e cobrando resultados cada vez melhores. Comemora junto com eles as conquistas! Retem e valoriza os High Potentials. E trabalha para que os que estão em média e baixa performance atinja melhores potenciais. Tudo isso para gerar melhores e maiores resultados para organização.

Como se vê ele cuida para que haja o desenvolvimento constante das pessoas e para que elas estejam engajadas na área e necessidades da empresa.

Por isso, não basta simplesmente querer ou ter experiência. É imprescindível que o profissional que queira ser um líder, busque aprimoramento, conhecimentos específicos e esteja consciente de que terá que exercer uma função bastante relevante para empresa, a de gerenciar pessoas. Além disso, precisa ser um profissional em quem os liderados queiram se espelhar. Isso mesmo! Não adianta você ser aquele que fala bonito e até consegue se comunicar bem. As pessoas precisam saber que o líder é exemplo naquilo que diz e faz, tornando-se um profissional verdadeiramente inspirador! Seja uma pessoa que influencia as pessoas a alavancar na carreira a querer fazer muito mais. Além disso, cuide para que haja uma relação de confiança saudável entre você, seu liderado e o restante da equipe. Pois, em muitos casos, a falta de confiança no líder, costuma criar climas de conflitos dentro das áreas e desmotivação das pessoas.

Existem várias empresas desenvolvendo lideranças. Mas é importante que esse desenvolvimento esteja alinhado com o que a empresa que você trabalha valoriza. Portanto, valide a instituição ou a consultoria que irá procurar com o RH da sua empresa.

Espero que essa reflexão tenha ajudado você que deseja ser líder mas que não sabe como começar a se preparar para essa função.

Fique a vontade para comentar e compartilhar para seus amigos. Estou a disposição para tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.

Carla Souza Santos

Business Executive and Coach Projetas Soluções Integradas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), Especialização em EAD pelo SENAC-MG (2008), MBA Executivo em Administração de empresas com ênfase em gestão pela FGV-ONLINE (2011), Mestre em Tecnologia, comunicação e educação (2015) e Graduanda em Gestão de RH – UNINTER. (Conclusão em 2017). Possui experiência na área de Educação Corporativa, realizando o planejamento e execução de desenvolvimento de pessoas para o alcance de melhores resultados pessoais e empresariais. No segmento de Ensino Superior, possui experiência em: Educação corporativa, Formação de Professores, Formação de Treinadores/consultores, Formação de Colaboradores e Tecnologias para Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *